Fisk, uma história de vida

Imagine um jovem americano de 27 anos, graduado em Relações Internacionais, diplomado Máster of Arts, dentre outros títulos, que resolve vir ao Brasil apenas para visitar seu irmão, funcionário da embaixada americana. Seu nome, Richard Hugh Fisk, nascido em Tunbridge, Estado de Vermont, em 3 de setembro de 1922.

Aconteceu que Fisk se encantou tanto com o Brasil e seu povo que decidiu ficar para sempre. Contudo, era preciso renda para se manter no país. Então, resolveu dar aulas de inglês para os tantos brasileiros interessados.

Houve grande interesse e Fisk, notando a dificuldade dos alunos, foi desenvolvendo um método próprio, diferente, que facilitava a compreensão das línguas portuguesa e inglesa.

O sucesso foi tamanho que o jovem Fisk chegou a lecionar inglês em escolas e mesmo na TV Tupi de São Paulo, na TV Rio e TV de Porto Alegre. Foram 25 anos na TV. Era o simpático Professor Mr. Pep. Mas, voltando ao professor de inglês, era tão crescente o número de alunos que ele resolveu abrir sua primeira escola, na rua Francisca Miquelina, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Era o ano de 1958. Há 60 anos!

Os planos de Mr. Fisk eram elaborar um método prático e completo de ensino que eliminaria de vez dificuldades mais comuns relacionadas ao aprendizado de um idioma. Criaria simultaneamente bases sólidas para que o aluno pudesse atingir o nível da conversação fluente do modo mais rápido e perfeito possível.

O método tornara-se conhecido e ganhava adeptos. Em vista disto, havia necessidade de mais escolas. Foram criadas mais algumas filiais próprias na capital de São Paulo, mas Fisk percebeu que jamais poderia, pessoalmente, controlar todas as escolas que rapidamente se espalhavam pelo Brasil inteiro.

A única solução era autorizar pessoas em outros estados a usar o nome Fisk, bem como seu método e material didático. Assim era criado o sistema de Escolas Autorizadas Fisk (Franchising), e nascia a maior rede de ensino da língua inglesa no Brasil.

Tal empreendimento exigia uma retaguarda tanto administrativa quando didática que fosse eficaz o suficiente para prover uma perfeita cobertura e assistência às necessidades de todas as escolas autorizadas, cujo número não parava de aumentar e atualmente gira em torno de l.000.

Assim, o Corpo Administrativo, unido ao Departamento Pedagógico, incumbiu-se de contratar e treinar um número cada vez maior de professores para as Escolas Fisk de São Paulo, dar treinamento intensivo semestrais às Escolas Autorizadas a fim de padronizar a atuação da mesma, garantindo êxito absoluto da rede fornecer orientação geral sobre a localização das escolas, sobre a publicidade envolvida em seu planejamento, relações públicas e à recepção de alunos; traçar diretrizes que norteariam o elevado padrão da escola a que os professores deveriam ser submetidos, cedendo aos candidatos aprovados extensivo treinamento, e depois, quando já em suas atividades, uma constante supervisão para que os mesmos continuassem mantendo o excelente nível que se exige no desempenho da aula.

Na década de 90 nasce a Fundação Richard Hugh Fisk, pela qual, Fisk, por não possuir herdeiros, resolve contemplar seus colaboradores. Em 1977, Mr. Fisk recebe o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e em 2003, o de Cidadão Paulistano.

A Fundação recebe prêmios como o Selo da Excelência em Franchising e Franqueadora do Ano. Em Adamantina a Escola Fisk é parceira da Haddad Organização Social e concede descontos de 10% nas mensalidades aos associados do Grupo. Neste ano de 2018, a Haddad Organização Social rende suas homenagens aos 96 anos de vida de Mr. Fisk e aos 60 anos de seu curso de inglês no Brasil.

Últimas Notícias

  • Mais algumas vantagens aos associados da Haddad Organização Social

    Continuar Lendo
  • O novo portal da HOS reserva um mundo de vantagens ao associado

    Continuar Lendo
  • Grupo Haddad é agraciado com Moção de Congratulações e Aplausos pela Câmara

    Continuar Lendo
  • Grupo Haddad inaugura Odonto Policlínica

    Continuar Lendo
  • Haddad possui sólida estrutura a serviço dos associados

    Continuar Lendo